sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Livro Acessível Universal

Movimento pelo Livro Acessível:

Os livros no Brasil ainda são produzidos somente em formato convencional, ou seja, brochuras de papel e impressos a tinta. Ele deixa excluído de seu acesso todo aquele que não possa ler ou manipular suas páginas. Pessoas cegas, com baixa visão, paralisadas ou amputadas de membros superiores, disléxicas, entre outras. Todos esses milhões de pessoas segregadas da leitura exigem o fim dessa vergonha. Exigem a imediata regulamentação da Lei do Livro - 10.753/03 - que vai fazer com que a indústria livreira respeite a diversidade do público leitor e passe a produzir livros em formato universal, permitindo o acesso do maior número possível de pessoas.

Movimento pela Universidade Acessível:
Com o advento da lei de Cotas, que determinou a contratação de um percentual de pessoas com deficiência por empresas brasileiras, se popularizou a idéia de que estas pessoas não conseguem boas colocações por não serem bem formadas ou qualificadas. Pois bem, pretendemos mostrar que o problema não é das pessoas com deficiência e sim do sistema de ensino brasileiro que não possibilita às pessoas com alguma deficiência, um ambiente de estudos adequado, acessível, semelhante ao que é proporcionado às outras pessoas sem deficiência. O foco aqui será o nível superior, mas a precariedade apresentada pode ser extendida para todos os outros níveis, básico, fundamental e médio, sem sombra de dúvida.

Movimento pela TV Acessível:
Os veículos de comunicação e informação brasileiros ainda estão bem longe de proporcionar a acessibilidade e inclusão de todos às suas programações e eventos. Cinemas, teatros, canais de televisão, shows e eventos carecem de ferramentas e dispositivos de acessibilidade que permitam o pleno desfrute e compreensão das informações para pessoas com alguma deficiência, visual ou auditiva. Por isso os recursos da Audiodescrição, o "Closed Caption", a janela de Libras, a dublagem, são recursos fundamentais para que esses veículos se tornem realmente democráticos e respeitem a cidadania de milhões de pessoas.

Naziberto Lopes Oliveira http://www.livroacessivel.org/
.

-----------------------------------------------------------------------
.

MOLLA - Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil.

Apresentamos a história do MOLLA - Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil, desde o seu nascimento, no início de 2007, até sua grande conquista que foi a confecção de uma proposta conjunta com os editores brasileiros para a regulamentação da lei 10.753/2003, que, após ser sancionada pelo Presidente Luis Ignácio Lula da Silva, irá incluir de maneira definitiva e na forma de consumidores, as pessoas com alguma deficiência que acarrete dificuldades ou impedimento para o acesso dos livros em formato convencional, isto é, fixados em papel e impressos a tinta.
Pelo enunciado vocês podem perceber que não serão incluídas apenas as pessoas com deficiência visual, mas sim, qualquer pessoa com alguma deficiência que dificulte ou impeça a leitura do livro convencional. Isso amplia consideravelmente o público que será liberto das trevas e das correntes que os alienavam ou aprisionavam distantes dos livros e da leitura.
Este movimento conseguiu uma projeção nacional, afinal, expressou em seu grito inicial os anseios de milhões de brasileiros com alguma deficiência que dificulta o acesso ao livro e a leitura convencionais e que atualmente se encontram excluídos, segregados, marginalizados do universo da informação e do conhecimento armazenado nos milhares de livros publicados todos os anos no Brasil.
http://livroacessivel.org/abaixo-assinado-apresentacao.php
.
..........................................................

AUDIOTECA SAL E LUZ

A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a formade fita K7, CD ou MP3.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125- 7ºAndar. Centro - RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
Site: http://audioteca.org.br/noticias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário