terça-feira, 13 de outubro de 2009

HOMENAGEM...

A mensagem abaixo é referente à comemoração do Bi Centenário de Nascimento de Louis Braille. Aproveito a oportunidade e estendo minha homenagem àqueles que ensinam ou divulgam uma forma de comunicação diversa da convencional para que todas as pessoas possam ter oportunidade de exercer sua cidadania. Beijos no coração...

Homenagem aos emissários do Anjo Louis

Na noite fria de 06 de janeiro de 1852, dois dias depois de completar 43anos de vida, o coração amoroso e solidário de Louis Braille deixou debater. Lentamente, a essência (que alguns chamam de alma, outros chamam de espírito e outros chamam de energia vital), foi se afastando do corpo físico e, guiada por sua propria luz, dirigiu-se ao Céu.

Ao chegar diante do Criador, ajoelhou-se reverentemente e com voz suave falou:
- Senhor, acabo de cumprir a missão que Vós me confiastes. Deixei na Terra o sistema de leitura e escrita que a Vossa Infinita Sabedoria me inspirou a criar.

Num gesto de profunda gratidão, o Senhor estendeu as mãos e tocou carinhosamente a cabeça de Louis, dizendo:
- Meu filho, muito te agradeço por teres aceito essa nobre missão.Viveste sem a luz dos olhos durante quase quarenta anos unicamente para tornar digna a vida daqueles que escolheram a cegueira física como caminho para a evolução. Mas, mesmo tendo cumprido tão sublime desígnio, sinto que uma preocupação muito grande ocupa o teu coração.

Louis olhou para o Criador com surpresa por ter tido sua preocupação revelada, mas logo se lembrou de que estava diante d'Aquele que tudo sabia, e então falou:
- Senhor, sei que meu tempo de permanência na Terra se esgotou, mas como não tive a oportunidade de ver meu sistema de leitura e escrita oficialmente reconhecido, para cá voltei com o temor de que ele venha a ser rejeitado e esquecido, o que, certamente, será uma grande tragédia para as pessoas cegas de todo o mundo terreno.

Um sorriso maravilhoso iluminou ainda mais a face do Senhor e com uma voz melodiosa e cálida Ele assim se pronunciou:
- Fica tranquilo, meu mui amado filho! A Tua missão não acabou. De agora em diante, serás o responsável pela preparação daqueles que serão nossos emissários na Terra. Tu os orientarás para que lá chegando, eles se ocupem de garantir que o teu sistema se espalhe por todos os cantos onde haja crianças, jovens e adultos cegos. Eles cuidarão de que ele seja adaptado às necessidades de todos os idiomas e o manterão sempre atualizado e acessível a todos.

Duas lágrimas de felicidade rolaram pelo pálido rosto de Louis e, depois de mais uma vez agradecer ao Senhor, ele se levantou e foi à procura dos seus primeiros discípulos. E desde então, milhares desses discípulos têm vindo à Terra, ora como professores, ora como transcritores, ora como revisores, ora como copistas voluntários, ora como dirigentes, ora como patrocinadores de livros, e graças a eles, há quase duzentos anos o Sistema Braille permanece como o sistema natural de escrita e leitura usado pelas pessoas cegas, permitindo a elas construir uma história de independência e cidadania. Muitos desses emissários têm escolhido o Brasil para desempenhar a sua missão. A todos esses enviados especiais do Anjo Louis, os sinceros agradecimentos das pessoas cegas de todo o Brasil!
.
Texto escrito por Regina Fátima Caldeira de Oliveira (Deficiente Visual) por ocasião do Concerto Comemorativo do Bicentenário de Louis Braille, realizado no dia 23 de agosto de 2009, no Teatro Paulo Autran, em São Paulo.

.
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário