quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Disney Inclusiva


Audio Description - ou DURATEQ - é o novo aparelho desenvolvido pela Disney, HP e Softeq para os seus visitantes com necessidades especiais - deficientes visuais
Essa nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de possibilitar aos visitantes com problema de visão a desfrutarem das mais famosas atrações da Disney como Haunted Mansion ou Pirates of the Caribbean, por meio de ricas narrações descritivas.
A sincronização de tais descrições também só é possível graças a uma tecnologia de localização e sincronização - patenteada pela própria Disney - e que possibilita a troca de informações do aparelho com uma série de dispositivos dispostos ao longo dos 04 (quatro) parques temáticos existentes no Walt Disney World Resort. Os sinais são captados pelo aparelho que automaticamente faz a sincronia do narração. Observe-se que a narração do aparelho é totalmente diferente daquela já existente para a atração, muito mais rica em detalhes, exatamente com o objetivo de transmitir ao visitante aspectos que apenas aqueles com boa visão poderiam até então desfrutar.


Curiosidade:

A colaboração entre a HP e a Disney vem de longa data, desde 1938 quando os fundadores da HP: Bill Hewlett e Dave Packard disponibilizaram o equipamento utilizado pela Disney para acrescentar o efeito “surround” no filme Fantasia.
O aparelho pode ser retirado no Guest Relations através de um depósito de US$100.00, que é restituído quando da devolução da sua devolução.
Destaque-se que também já era oferecido aos visitantes portadores de deficiências visuais, outros aportes como: mapas dos parques em braile e também um Walkman - também disponível por meio de um depósito caução de US$25.00 - onde o usuário pode escolher para que funcione como um “audio guide”, mais semelhante a um guia; ou, como um “audio tour”, esse sim mais descritivo, com informações sobre as atrações. Todavia, é de se imaginar que tais dispositivos caiam em desuso com o advento desta nova tecnologia, ou seja, o Audio Description.
As atrações que funcionam, atualmente, com o Audio Description são as seguintes:


Magic Kingdom:
The Enchanted Tiki Room Under New Management
Pirates of the Caribbean
Haunted Mansion
It’s a Small World
Peter Pan’s Flight
Snow White’s Scary Adventures
The Many Adventures of Winnie the Pooh
Mickey’s Country House
Minnie’s Country House
Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin
Tomorrowland Transit Authority


Epcot:
Spaceship Earth
Universe of Energy
Journey into Imagination
Honey I Shrunk the Audience
Living with the Land
Turtle Talk with Crush
O’Canada
Impressions de France
The American Adventure
Reflections of China
Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros


Disney’s Hollywood Studios:
Indiana Jones Epic Stunt Spectacular
Jim Henson’s Muppet*Vision 3D
Walt Disney: One Man’s Dream
Magic of Disney Animation
Beauty and the Beast: Live on Stage


Disney’s Animal Kingdom:
It’s Tough to be a Bug!
Pangani Forest Exploration Trail
Maharajah Jungle Trek


Com o objetivo de também atender aos deficientes auditivos, no aparelho também são exibidas legendas com a descrição sincronizada das atrações.
Destaque-se que, inicialmente, tal dispositivo somente estará disponível no idioma inglês
.
Fonte: Marta Gil

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário