sexta-feira, 17 de abril de 2009

CECOGRAMA

Serviço Postal destinado aos deficientes visuais que utilizam o Braille para sua comunicação escrita.

O que é?

Objeto de correspondência impresso em relevo pelo sistema cecográfico (BRAILLE).
São considerados, também, como Cecograma placas gravadas em relevo (clichês) e os registros sonoros expedidos por instituições de cegos, oficialmente reconhecidas, ou endereçados a elas.

Características
· Quando da postagem, os objetos deverão ser apresentados abertos, para verificação das condições de aceitação;
· Deverá ser aposta no canto inferior esquerdo do objeto a palavra "CECOGRAMA";
· A correspondência deverá ter no máximo 7(sete) kg.;
· A postagem poderá ser realizada em regime nacional e internacional.
Quanto custa?
O cliente é isento do pagamento do preço de franqueamento. No âmbito nacional, também, é isento do pagamento do preço dos serviços adicionais. www.correios.com.br/produtos_servicos/catalogo/mensagens/cecograma.cfmv

VOCÊ SABIA:


a Acessibilidade Brasil disponibilizou para utilização pública e gratuíta, um sistema de impressão remota em Braille, que permite o envio de uma carta em Braille, via correios, para todo o território brasileiro.A sua operação é simples: após o cadastramento e recebimento de uma autorização por e-mail, você estará habilitado a enviar uma carta (com até 3000 caracteres) para a central de impressão Braille da Acessibilidade Brasil, que a imprimirá e a enviará para o destinatário indicado, via Correios, que tem um serviço gratuito de nome CECOGRAMA.
A principal vantagem, além da gratuídade, é que você não precisa ter uma impressora Braille ou mesmo saber Braille, para codificar uma carta, o sistema fará automaticamente a conversão e impressão de seu texto para o Braille.
Outra vantagem desse serviço é que o sigilo das cartas será mantido, pois elas serão automaticamente convertidas para o Braille e após impressas em Braille, serão excluídas.
Esse serviço público inteiramente gratuíto só foi viabilizado por meio da participação dos seguintes empreendedores sociais:
O professor Antônio Borges, que criou voluntariamente, uma rotina especial, para impressão Braille automática.
A equipe de desenvolvimento da Acessibilidade Brasil, que desenvolveu o sistema, liderada por Fábio Oshiro e pelos desenvolvedores Haroldo, Jonatas e Daniel.
A empresária Carla Alexandre, que a primeira a abraçar o projeto e logo que receber a autorização dos Correios, vai implantá-la também em sua agência franqueada.
A TECASSISTIVA que financiou o desenvolvimento do sistema e está dando a apoio para impressão (pessoal, impressoras Braille ,etiquetas e papel especial).
O Instituto Benjamin Constant, nosso parceiro, principal Centro de Referência da Área da Cegueira no Brasil, que sempre nos tem dado um grande apoio logístico.
E finalmente a ECT - Empresa de Correios e Telégrafos, que apoiada pela legislação vigente (CECOGRAMA), enviará as cartas em Braille, gratuítamente, para seus destinatários em todo Brasil.
Veja no site http://www.acessobrasil.org.br/ - Correio Braille

Nenhum comentário:

Postar um comentário